Muitas pessoas confundem a abdominoplastia com a lipoaspiração ou acham que é o mesmo procedimento. Mas na verdade, elas são bem diferentes uma da outra. Na abdominoplastia retira o excesso de pele, gordura e recupera a firmeza dos músculos da região abdominal. Esse procedimento também consegue remover as estrias localizadas na região, pois há a remoção de pele, porém, ele deixa cicatrizes. Já na Lipoaspiração, o foco é a remoção apenas da gordura e não da pele, e ela pode ser feita em diversas partes do corpo, desde que haja gordura localizada, como: Abdômen, região dorsal, coxas, lateral das mamas, braços, submento (papada).
Abdominoplastia
Em geral, a abdominoplastia é bastante requisitada por mulheres que tiveram múltiplas gestações, pessoas que geneticamente possuem acúmulo de gordura na região da barriga ou quem teve perda substancial de peso. Esse procedimento não pode ser considerado tratamento para obesidade e nem substitui uma alimentação equilibrada e prática de atividades físicas. Para poder realizar cirurgia plástica o paciente deve estar saudável e, relativamente, em forma.
Além da abdominoplastia tradicional, existe a mini abdominoplastia, que é exatamente o que o nome diz, é feito apenas em uma parte menor. Ambos procedimentos podem ser associados a uma lipoaspiração para obter um melhor resultado. A anestesia utilizada pode ser a raqui ou a peridural, com sedação, não sendo necessário mais de um dia de internação. O tempo de cirurgia tem uma média de 1 a 3 horas, o tempo varia de acordo com a extensão do tratamento, quantidade de tecido a ser removido e se será associado outro procedimento ou não.
Lipoaspiração
Onde há gordura localizada pode ser feito lipoaspiração, feita através de cânulas. A quantidade de gordura retirada define se será uma cirurgia de pequeno, médio ou grande. No geral, é retirado no máximo 5% do peso corporal. Os pacientes que mais se encaixam para realizar esse procedimento são os que não tiveram resposta com exercícios e alimentação balanceada. Não se engane, nos últimos anos cresceu muito a procura pela lipoaspiração, mas é uma cirurgia como qualquer outra e envolve riscos.
Existem diferentes tipos de lipoaspiração, após realizar uma série de avaliações e exames será definido o plano cirúrgico. Existe a lipoaspiração comum, lipoescultura, vibrolipo, hidrolipo, lipo a laser e a mini lipo. O tempo de cirurgia varia de acordo com a área aspirada, podendo levar de 3 a 4 horas.
É de suma importância que procure um médico certificado e registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que tenha experiência e referência. Tem crescido o número de problemas decorrentes de procedimentos realizados com profissionais que não são cirurgiões plásticos, muitas pessoas não pesquisam o currículo do profissional, ou pior, priorizam preço a conhecimento.
Agora que você já tem mais informações, pode agendar uma consulta e vamos conversar.